A vida dos adultos depois dos aparelhos ortodônticos

Juliana Damasceno
Foto: Reprodução/Wikimedia

Que os aparelhos ortodônticos são a solução concreta para sua boca, em caso de dentes tortos ou realinhamento, isso você já sabe. Os muitos cuidados após a colagem e a manutenção frequente também. Mas e depois? Especialmente nos adultos, sempre bate aquele medo de parecer imaturo, infantil e do tratamento não corresponder ao resultado esperado, mesmo depois de tanto tempo de “sofrimento”.

Mas você sabia que cerca de 25% dos pacientes ortodônticos, em todo o mundo, são adultos?  Os dados são da Seton Hill University Center for Orthodontics, que estuda as técnicas e o comportamento dos usuários de aparelhos. Já que você acaba de descobrir que não é o único a usar os ferrinhos no sorriso, agora é importante alinhar a boca e também as expectativas da pós-remoção.

A remoção não é dolorosa. O acompanhamento do dentista é o que vai determinar o tempo em que você permanecerá de aparelho – não existe uma média exata, tudo é muito personalizado e de acordo com as necessidades dos seus dentes. Aliás, nem é necessário ficar ansioso: a tecnologia exerce uma pressão na boca, que com a retirada, proporcionará apenas alívio. Nenhum preparo extra é necessário.

O problema é que o processo ainda estará longe do fim – sem querer ser portador de más notícias. É imprescindível fazer a manutenção com um aparelho móvel na sequência – é ele quem vai manter a linearidade dos seus dentes na boca. Mais confortável, também tem a vantagem da facilidade de limpeza: uma escovação com creme dental fluoretado é suficiente para mantê-lo em ordem.

O enxague com solução fluorada também é uma boa dica para essa nova rotina – duas vezes ao dia são suficientes. Ele auxilia e previne as cavidades por fortificar o esmalte  e fortalecer os dentes. Enxaguantes com fluoreto de sódio também ajudam na higienização e fortalecem as áreas de sua boca em que o aparelho prendeu alimentos e bactérias.

Por fim, o clareamento, que pode ser feito em casa ou no consultório – mas sempre sob a supervisão de um profissional. Cremes especiais podem ajudar na manutenção.

Seguindo todas estas instruções, é possível transformar o alívio de retirar o aparelho em um sorriso bonito para toda a vida.