Verdade ou Mito: os dentes dos ingleses são mais feios?

Um dos maiores mitos mundiais diz respeito a algo bem peculiar: a dentição dos ingleses.

Quem conhece a cultura local afirma que, realmente, os dentes ruins eram característica própria das gerações mais velhas, que não tinham uma boa higiene bucal, se alimentavam mal e, ainda por cima, não contavam com água fluorizada em suas torneiras.

A história virou um mito, e nem os famosos como Hugh Grant e Chris Martin, vocalista do Coldplay, escaparam do olhar ferino dos colunistas de celebridades: são sempre apontados como péssimos exemplos. Nem mesmo a modelo Kate Moss, também inglesa, escapou das lentes dos fotógrafos, atentos a seu maior “defeito”.

Há uma grande verdade nisso tudo: ingleses são conhecidos pelos dentinhos amarelos, manchados, tortos e até  lascados. E, até há alguns anos, somente os endinheirados da Ilha podiam tratar de seu “cartão de visitas” em algum país vizinho, com profissionais.

Aliás, uma das grandes piadas que envolvem os ingleses e suas arcadas dentárias frágeis é a de que somente a Rainha Elizabeth tem os dentes perfeitos porque usa dentadura. Há quem diga também que os dentes manchados da população é resultado da água, que possui um alto nível de cálcio, em virtude da falta de sol no país, em boa parte do ano.

Especialistas que consultamos pra saber mais desta lenda urbana disseram que, de fato, a fluoretação é imprescindível para a prevenção da cárie – o inimigo mais comum dos dentes saudáveis. Mas não chega a ser a causa de dentes feios.

A cárie – que é a desmineralização do esmalte – é uma doença multifatorial. Alimentação e higiene também podem causar problemas de saúde bucal. E com o flúor presente na água, como aqui no Brasil, o esmalte dos nossos dentes fica mais resistente aos ataques de ácido das bactérias que causam a cárie. Ao contrário dos nossos colegas europeus.

Hoje em dia, segundo pesquisa publicada pela Cultura Inglesa, as coisas mudaram muito: os britânicos se preocupam mais com o assunto e, em média, têm uma boa higiene bucal. Além disso, o National Health Service (o Serviço Nacional de Saúde Inglês) subsidia um check up anual e tratamentos mais comuns para a população. Basta ser cadastrado para pagar apenas uma taxa de consulta.

Agora, nem Hugh Grant tem mais desculpa.