Tem dentes sensíveis? Veja como funcionam os cremes dentais específicos para você

Se você tem dentes sensíveis, chegou a hora de considerar um creme dental especial (Foto: iStock)

Esse tipo de produto ajuda (e muito) a combater o problema – seja qual for a origem dele. Saiba mais aqui

Se você já sentiu uma dorzinha aguda e de curta duração ao consumir um alimento quente ou gelado, sabe exatamente o que é ter dentes sensíveis. Os principais fatores que levam ao surgimento do problema, mais comum na população brasileira do que a cárie, são o desgaste do esmalte e a retração da gengiva. Em ambos os casos, a dentina e seus túbulos dentinários – que constituem a parte interna da estrutura – ficam à mostra. Como esses microcanais preenchidos por líquido apresentam terminações nervosas, eles reagem a estímulos que alteram sua temperatura (caso dos produtos quentes ou frios) e sua pressão (bebidas ou pratos adocicados ou ácidos). Resultado? O líquido se movimenta e provoca aquela dor que faz a gente ver estrelas…  

Leia mais: Gengivite pode levar a queda dos dentes

Independentemente da origem do choquinho, o ideal é visitar um dentista assim que o incômodo surgir, pois, se não for tratada da maneira correta, a hipersensibilidade dentinária – nome “oficial” do problema, de acordo com especialistas – pode evoluir para uma infecção. No entanto, utilizar um creme dental feito sob medida para dentes sensíveis pode amenizar a situação.

Leia mais: Existem bactérias que resistem aos tratamentos bucais

Mais do que apenas proporcionar alívio instantâneo, o produto reúne ingredientes, como cálcio e fosfato, que atuam no sentido de obstruir a abertura dos túbulos ligados aos nervos dos dentes, evitando que bebidas e alimentos quentes, frios, ácidos ou adocicados causem dor. O uso constante desse tipo de creme dental acaba formando um escudo protetor de longa duração contra a sensibilidade.

Leia mais: Como alinhar os dentes: três métodos comprovados

Há produtos no mercado que, além de cuidar dos dentes sensíveis, oferecem benefícios adicionais. Entre eles estão cremes dentais com flúor, para proteger contra as cáries; itens que remineralizam o esmalte, tornando os dentes mais resistentes diante do ataque dos alimentos ácidos; opções capazes de agir no fortalecimento das gengivas e produtos que, graças à uma fórmula de baixa abrasividade, eliminam manchas da superfície e ainda clareiam os dentes.   

Vale lembrar que as pessoas que estão com os dentes sensíveis devem higienizar a boca usando fio dental e uma escova que tenha cerdas macias. O ideal é escovar o sorriso no máximo três vezes ao dia – para que o esmalte não se deteriore muito rápido – e, importante, nada de usar força excessiva na escovação.

Fonte: Este conteúdo é de propriedade intelectual do MSN/Yahoo/Oath e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

Assista a seguir: Cuidar das gengivas é essencial para manter os dentes saudáveis