Tá limpo? Atenção para os cuidados após aquela limpeza no consultório

Juliana Damasceno
(Foto: Pixabay)

O nome assusta: profilaxia. Mas não se preocupe: é apenas uma bela “geral” nos dentes, a famosa limpeza feita em consultório dentário com os produtos e procedimentos adequados.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que alguns cuidados são fundamentais para que ela tenha maior duração e deixe a sua boca limpa, saudável e cheirosa por mais tempo. E na pressa de sair rapidinho do consultório, ou mesmo com a ilusão belíssima de dentes brancos e brilhantes na frente do espelho, os pacientes se esquecem de esclarecer com o especialista.

A gente reuniu algumas dicas fundamentais para que sua próxima limpeza seja um sucesso. É quase um tratamento constante, um ritual, que muita gente se esquece de realizar. Acompanhe:

  • Tente não comer por um tempo!
    A gente sabe que essa é a missão mais complicada. Imagina só aquele docinho tentador para “compensar” o sofrimento de uma horinha na cadeira… Mas atenção: é preciso respeitar, pelo menos, uma meia hora sem ingerir nada – especialmente alimentos ricos em carboidratos, como balas, hambúrguer e refrigerante. Segundo a endo e ortodontista Adriana Canassa, esse tempinho pode fazer toda a diferença futuramente. “É exatamente esse o tempo que o flúor deve agir após a profilaxia. Procure conter os ímpetos das delícias e tentações após a tensão para um melhor resultado”, recomenda.
  • Resista à tentação de escovar os dentes na sequência

Acalme-se: todo o procedimento feito já valeu por uma super escovação! Daquelas que você jamais conseguiria fazer em casa, mesmo com todo o cuidado. Odores e sabores diferentes após a limpeza são normais e precisam ser preservados por um período dentro da boca. “É como se você precisasse de um tempo para que tudo fizesse efeito. O flúor precisa agir nos seus dentes. Ideal mesmo é voltar a fazer as escovações pelo menos duas horas após a profilaxia. E, claro, repetir este ritual sempre após qualquer refeição. Certamente, a limpeza será mais eficiente e durará mais tempo em seu sorriso”, conta a dentista.

  • Uma só não basta!

Se você saiu satisfeito, passou a sorrir orgulhoso pra todo mundo e acha mesmo que já fez sua parte… repense. A limpeza profissional é importante, mas não é única, nem definitiva. Sem cuidados ou mesmo um retorno frequente ao consultório, de nada adiantará. “O ideal é que esta profilaxia feita em consultório seja realizada a cada seis meses ou, pelo menos, um ano. Até pra que a gente consiga controlar também o possível surgimento de cáries e outras patologias que merecem um tratamento especial. Visitas a cada dois anos ou mais certamente trarão consigo surpresas bem desagradáveis”, conclui Adriana.