Sorriso bonito: seu melhor cartão de visita

Sorriso bonito: seu melhor cartão de visita (Foto: iStock)

Ele aproxima as pessoas, alivia o estresse, deixa a vida mais colorida, aumenta a imunidade, ajuda a abrir caminhos profissionais… Por esses (e outros) motivos, vale a pena cuidar bem dos seus dentes – e sorrir sem nenhuma moderação!

Leia mais: O quanto meus dentes podem tornar-se brancos?

No dicionário da língua portuguesa, o sorriso é definido como uma expressão facial, realizada com os lábios distendidos para os lados, de quem está contente, de bem com a vida. No entanto, esse movimento – que nasce no olhar e exige a utilização simultânea de vários músculos do rosto – comunica muito mais que felicidade e satisfação. Ao sorrir, você consegue demonstrar amor, ternura, gratidão, doçura, simpatia. Também expressa, sem a necessidade de palavras, amizade, gentileza, alegria, cumplicidade. É ou não é uma arma poderosa?

Leia mais: Chicletes que fazem bem aos dentes: bom demais para ser verdade?

Além de comunicar emoções e sentimentos de maneira instantânea, o riso acrescenta uma série de benefícios à nossa vida. Alguns exemplos? Do ponto de vista da saúde, estudos e pesquisas confirmam o papel do riso para aliviar o estresse, reforçar o sistema imunológico, fortalecer o coração, reduzir a pressão arterial, melhorar a digestão e, claro, espantar o mau humor.

Leia mais: Gengivite pode levar a queda dos dentes

Como se não bastasse os benefícios muito concretos para a saúde, exercitar o sorriso traz outras vantagens: você aumenta a autoestima, ganha novos amigos, soluciona conflitos no trabalho e pode até mudar o rumo da sua vida profissional com mais facilidade. Experimente acrescentar doses mais generosas de sorrisos no seu dia a dia no trabalho e veja a diferença.

Não custa lembrar que todo mundo já nasce sabendo sorrir (é só observar um bebê para ter certeza disso), embora muita gente não consiga cultivar esse hábito tão saudável na dureza do cotidiano. A boa notícia é que rir é algo que ninguém desaprende. O gesto é 100% gratuito e altamente contagiante – com um único estímulo ele já volta a iluminar o rosto, contagia quem está perto e, como consequência, colabora para tornar a vida mais livre, leve e gostosa.      

Vale ressaltar, no entanto, que sorri com mais confiança quem se preocupa com a saúde e a beleza dos dentes. E o primeiro passo para você abrir aquele sorrisão sem medo de ser feliz é adotar uma rotina diária de cuidados com a higiene bucal. Antes de começar a escovação, que deve ser realizada toda vez que mastigamos algum alimento, é importante lançar mão do fio dental – só ele consegue remover os pedacinhos de comida que se alojam entre os dentes e provocam cáries.

Escolher a escova certa também faz diferença: segundo os especialistas, o melhor acessório é aquele que combina cabeça média e cerdas macias (não se esqueça de trocá-lo a cada três meses, pois o desgaste reduz sua eficiência). A pasta dental é outro item que merece atenção: como existem várias opções diferentes no mercado, leve para casa a que mais atende as necessidades da sua boca. À noite, finalize a higienização fazendo bochechos com um enxaguatório bucal livre de álcool, para não causar irritações.

Além desse ritual caseiro, lembre-se de visitar um dentista a cada seis meses. Mais do que realizar uma limpeza profunda, o profissional faz uma avaliação completa da boca e indica o tratamento adequado, caso seus dentes precisem de algum reparo – mesmo que seja apenas estético. Seguindo esse roteiro, certamente ficará mais fácil (e prazeroso) sorrir sem moderação. Experimente!

Fonte: Este conteúdo é de propriedade intelectual do MSN/Yahoo/Oath e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.