Os alimentos que ajudam a manter os dentes mais brancos

(Foto: Pixabay)

Tratar, cuidar, manter branquinhos os seus dentes são exercícios que requerem mais cuidados do que você possa imaginar. E um deles está justamente no seu dia a dia – embora a gente nem perceba.

Nutricionistas afirmam que um cardápio especial pode ajudar a manter sua boca mais clara e forte, acredite! E até listam os alimentos “amigos dos dentes brancos”. E os próprios conselhos regionais de odontologia reconhecem que boa nutrição tem mesmo tudo a ver com a manutenção da saúde oral.

O CRO-PI, do Piauí, já publicou até uma dieta em seu site. E concordam com os profissionais da saúde nutricional: queijos são muito amigos dos seus dentes. Eles contêm cálcio, além da caseína, uma proteína que pode ajudar a reparar o esmalte dos dentes. Outros produtos lácteos também apresentam esta propriedade.

Os morangos in natura também podem ajudar, já que contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda na remoção de manchas – além de vitamina C, que ajuda a combater a placa bacteriana.

E por falar em vitamina C, vagem, laranja, melão, brócolis e espinafre são excelentes fontes pois aumentam o fluxo salivar e auxiliam na limpeza natural da boca.

O salmão também é bastante recomendado pelos especialistas, pois é rico em cálcio e vitamina D – a receita perfeita para dentes mais fortes. Já o frango não tem propriedades naturais aparentes, mas é considerado “cariostático”, ou seja, não apresenta contribuições para o desenvolvimento de cáries nos dentes – ovos, gorduras e hortaliças em geral também.

Para o Conselho Federal de Odontologia do Estado de Pernambuco, uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, é um grande aliado da saúde bucal. A escolha deve ser por alimentos nutritivos como frutas, verduras, leguminosas, castanha-do-pará, nozes e produtos de origem animal como leite, queijos, peixes, carnes e ovos.

No entanto, e é sempre bom lembrar, nada disso “salvará” seus dentes sem os cuidados básicos diários. Alimentos de natureza ácida ou que diminuem o pH bucal podem acabar trabalhando como vilões do seu sorriso. Alimentos cítricos e refrigerantes, por exemplo, lideram essa lista. Bebidas e itens ricos em corantes naturais ou artificiais também podem atrapalhar os seus planos de uma boca mais branca e fresca – vinhos, cafés, chás, por exemplo. Isso sem contar, é claro, o cigarro – que além de amarelar os dentes, ainda deixa as gengivas mais vulneráveis.