O excesso de peso pode levar a problemas de saúde bucal

Foto: Getty Images

O excesso de peso e a obesidade podem afetar negativamente a saúde geral e a saúde bucal; por isso, os dentistas estão entre os profissionais de saúde que podem conversar com pacientes que apresentam excesso de peso.

A Obesity Action Coalition (OAC), uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que ajuda pessoas com obesidade, relançou sua campanha “Consumidor, seu peso importa”. O objetivo da campanha é incentivar o diálogo entre os pacientes e os profissionais de saúde sobre excesso de peso e mostrar às pessoas o impacto dessa condição na saúde do paciente.

“Milhões de americanos apresentam excesso de peso ou obesidade, mas, infelizmente, são raras as conversas regulares entre pacientes e profissionais de saúde sobre excesso de peso. Isso ocorre apesar do impacto significativo da obesidade na saúde, como o aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono, alguns tipos de câncer e outros problemas”, disse Joe Nadglowski, Presidente e CEO da OAC.

As pessoas interessadas em aprender mais sobre o peso corporal e a sua saúde podem visitar o site YourWeightMatters.org, aceitar o compromisso do desafio da campanha e conversar com seu profissional de saúde sobre seu peso e receber um kit gratuito da campanha. O kit foi desenvolvido especificamente para ajudar as pessoas a se prepararem para essa primeira consulta com o profissional de saúde. O kit inclui um guia de alimentos, dicas de exercícios, além de perguntas simples que o profissional de saúde pode fazer, fornecendo aos participantes um recurso que eles podem usar durante toda a jornada de perda de peso.

“Os dentistas sabem muito sobre a saúde geral e como isso se relaciona ao tratamento que eles fornecem”, disse o Dr. John Fisher, membro do Council on Access, Prevention and Interprofessional Relations da American Dental Association (ADA). “Doenças como a diabetes têm um efeito negativo na saúde bucal e estão diretamente ligadas à obesidade.”

Os pacientes também podem obter mais informações sobre dieta e saúde bucal no site da ADA para os consumidores: MouthHealthy.org.

© 2019 American Dental Association. Todos os direitos reservados. A reprodução ou publicação é proibida sem a permissão prévia por escrito da American Dental Association.

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre tópicos gerais da saúde bucal, e não substitui as recomendações, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista qualificado se tiver dúvidas sobre a sua condição médica ou o seu tratamento.