Movimentos ortodônticos e sensibilidade

(Foto: Pixabay)

A instalação de aparelhos ortodônticos exige um planejamento minucioso por parte do profissional e uma grande colaboração por parte do paciente. Colocados principalmente com a finalidade de prevenir e corrigir as más oclusões, os aparelhos representam um tratamento longo, que exige manutenções periódicas.

Na fase de colocação do aparelho e após as consultas de manutenção, normalmente ocorre uma sensibilidade, que pode durar de um a dois dias. Esse desconforto é causado pela força exercida pelo aparelho para o movimento dos dentes, sendo bem mais suave do que há tempos atrás devido à utilização de materiais mais flexíveis. Esses materiais permitem movimentos menos intensos e duradouros, ao contrário de quando se usa força excessiva, que pode causar inclusive reabsorções da raiz desses dentes.

Quando o aparelho é apertado pelo ortodontista, o paciente fica com os dentes doloridos, havendo inclusive incômodo para mastigar os alimentos. Nas primeiras 48 horas, recomenda-se uma alimentação mais líquida e pastosa (vitaminas, sopas, iogurte etc.). Com os dentes sensíveis, alimente-se com bebidas geladas e sorvetes, que diminuirão a sensibilidade, e evite alimentos ácidos.

Ressalte-se que cáries e doença periodontal devem ser tratadas antes da ortodontia. Dentes comprometidos no periodonto e/ou cariados, pela maior dificuldade de higienização quando do uso de aparelhos, trazem outros problemas, que levam a destruição ou perda dental.

Para os casos de dor por contato do aparelho com as bochechas e lábios, pode-se usar as ceras ortodônticas que são colocadas nos locais que raspam nas mucosas. Geralmente, o ortodontista tem alguma quantidade para dar ao paciente.

Nos casos de dor muito intensa nos primeiros dias, peça ao seu ortodontista a melhor indicação de medicamento analgésico e pomadas anestésicas para o caso, não faça automedicação.

Intensificar a higienização bucal é fundamental, principalmente porque os alimentos ficam presos entre o aparelho e os dentes e podem causar inflamações gengivais e cáries. O uso de escovas dentais macias, passa fio dental, escovas interdentais, enxaguantes bucais e pastas com flúor e contra sensibilidade são recursos indispensáveis como complemento ao tratamento ortodôntico. Caso ocorra retração gengival pelos movimentos ortodônticos ou por um problema anterior ao tratamento, a aplicação tópica das pastas contra dentes sensíveis aliviará as dores. Seu ortodontista saberá orientá-lo da melhor forma.

* Roberto Andrade Terini é dentista de adultos e crianças (CROSP 46020)