"Juntar as escovas" merece cuidados especiais

Juliana Damasceno
(Foto: Pixabay)

Nada como uma noite especial: um jantar, um vinho e… a manhã seguinte. A famigerada manhã que exige um bom banho, um café juntos e, claro, uma boa escovação antes do dia começar.

Parece brincadeira, mas a expressão “juntar as escovas de dente” ficou bastante comum nos últimos anos como significado de união entre casais. Mais do que isso, virou um símbolo de pura intimidade, já que poucas coisas são tão pessoais e intransferíveis quanto uma escova dentária. Mas será que são mesmo? Pra todo mundo?

Segundo especialistas em infectologia, é melhor mesmo que a expressão fique só na teoria. Você sabia, por exemplo, que cada pessoa tem a sua própria flora bucal? Ou seja: o contato com as bactérias da boca é direto, sem intermediários – e isso naturalmente é transmitido para sua escova, diferentemente do beijo, que é uma troca de fluidos. Os elementos retirados dos dentes, como cáries, gengivites e até elementos que podem causar infecções não são alcançados por aquele longo e delicioso beijo, mas estão presentes nas suas “impressões bucais” deixadas na escova.

Agora, se você acha que essa dica não suficiente pois você já a pratica, ótimo. Mas atente para outras bem importantes para conservar a sua escova da forma mais higiênica possível:

– Deixá-la bem longe de vaso sanitário, uma vez que os banheiros são locais bastante contaminados.
– Não compartilhá-la para evitar a troca de fuidos e microorganismos contaminadores.
– Não esqueça de enxaguar sua escova em água corrente para retirar todos os tipos de resíduos, após a escovação.
– Não cubra sua escova constantemente com protetores de plástico, nem mesmo guarde-a em ambientes muito fechados.
– O melhor a fazer é deixar que sua escova seque ao ar livre, de forma natural, até o próximo uso. E se ela estiver num mesmo recipiente do seu parceiro (a), mantenha uma certa distância entre elas, evitando assim uma contaminação indireta e cruzada.
– Por fim, tente trocar de escova a cada três ou quatro meses.

Seguindo essa dicas, certamente sua noite e sua manhã ficarão ainda melhores.