Insira alimentos para a saúde dos dentes na dieta da família

Foto: Getty Images

Por Donna Pleis

Se você é mãe e sua família é ocupada, você sabe que existem vários fatores para levar em conta ao fazer compras de supermercado e planejamento de refeições; mas um aspecto muito importante nisso tudo é a inclusão de alimentos para manter os dentes saudáveis. Segundo a American Academy of Pediatric Dentistry dos Estados Unidos, cerca de 90% dos alimentos que ingerimos possuem amido e açúcar, que produzem ácidos que podem causar a cárie dentária. Mesmo que não seja possível eliminar todos esses alimentos da dieta da sua família, você pode fazer algumas escolhas inteligentes e trocar alguns alimentos prejudiciais por opções mais saudáveis; mas primeiro você precisa conhecer alguns fatos relevantes sobre os alimentos.

Fortalecimento dos dentes

Uma dieta saudável é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos e dentes. Cálcio e fósforo são muito importantes para fortalecer os dentes, mas outras vitaminas, minerais e proteínas também são necessárias. Além de ajudar a torar seus dentes resistentes à cárie, essas vitaminas e minerais também ajudam a prevenir doenças nas gengivas e outras doenças e infecções bucais.

Para garantir uma dieta nutritiva equilibrada para a sua família, a American Dental Association recomenda seguir as diretrizes MyPlate do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Quando você serve à sua família muitos legumes, frutas frescas, proteínas e cereais integrais, você está garantindo alimentos que ajudam a manter os dentes saudáveis.

Coma queijo

Segundo a Academy of General Dentistry dos Estados Unidos, estudos recentes indicam que o queijo pode proteger seus dentes contra cáries, diminuindo os níveis de ácido na boca. O queijo também estimula a saliva, que ajuda a neutralizar o ácido que pode atacar os dentes. Durante a mastigação, o cálcio e o fósforo encontrados no queijo aderem aos dentes e ajudam a interromper o desenvolvimento de cáries. Comer queijo sozinho ou no final da refeição pode ser muito útil.

Lanches bons e lanches ruins

Você nunca vai conseguir comprar lanches para a família sem um protesto, então aqui está a dúvida: quais lanches manter em casa e quando servi-los. Alguns dos piores lanches para os dentes da sua família são aqueles açucarados e cremosos, e que levam mais tempo para serem consumidos. Quando você chupa uma bala tranquilamente ou toma uma bebida açucarada, os ácidos ficam nos seus dentes o tempo todo que esses alimentos ou bebidas estão em sua boca. Além disso, se você tomar café com açúcar e creme durante a manhã, seus dentes sofrerão um ataque prolongado de ácido.

A melhor hora para comer açúcares e carboidratos é nas refeições, pois isso limita o número de vezes que esses alimentos são ingeridos ao longo do dia e limita o tempo de produção dos ácidos que provocam a cárie. Guarde aquela delícia açucarada para ocasiões especiais, e crie na sua família o hábito de escovar ou enxaguar bem os dentes quando terminar de comer lanches. Experimente a miniescova de dentes Colgate® Wisp®, que facilita a limpeza dos dentes a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ao manter a despensa e geladeira abastecidas com lanches saudáveis, a probabilidade é menor de pegar algo doce e cremoso para comer. Queijos, iogurtes, creme de amendoim, frutas frescas e legumes são ótimos substitutos para biscoitos, bolachas e doces. Se você tem uma família que adora mascar chiclete, compre chiclete sem açúcar com xilitol, que pode ajudar a reduzir o risco de cárie. Utilize a água e o leite (e o leite com chocolate) ao invés de bebidas gaseificadas. Quando quiser um petisco especial (quando consumido com moderação), consuma um pouco de chocolate amargo.

Alimentos para a mente

Não é irônico o fato de precisarmos de dentes fortes para comer, mas o que comemos pode destruir nossos dentes? É por isso que você deve escolher alimentos mais saudáveis para a sua família.

O Dr. Stephen J. Moss, dentista pediátrico de Nova York, resumiu bem essa ideia no site da AAPD: “Nenhum alimento é de fato ‘ruim’ para as crianças, se elas não comerem com frequência, se escovarem duas vezes por dia com um pouco de creme dental com flúor e se protegerem seus dentes do fundo com selante dental.”

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre tópicos gerais da saúde bucal, e não substitui as recomendações, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista qualificado se tiver dúvidas sobre a sua condição médica ou o seu tratamento.