Como eliminar o mau hálito causado por estresse

Foto: Getty Images

Por Caroline Leopold

Não é fácil ajudar a eliminar o mau hálito porque a causa nem sempre é algo que você comeu – a boca seca geralmente tem uma participação nisso. As deficiências orais como a boca seca são sintomas comuns de estresse no dia-a-dia, segundo o National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, e muitos eventos do cotidiano são estressantes o suficiente para deixar a boca seca, por exemplo: uma entrevista de emprego, o primeiro encontro com alguém especial, ou algo que pode tornar um cheiro desagradável muito embaraçoso.

Mas fique tranquilo, pois existem maneiras simples e discretas de combater a boca seca. Veja os métodos abaixo para causar uma ótima primeira impressão.

Estresse e boca seca

O fluxo reduzido de saliva é a principal razão da boca seca, que pode levar ao mau hálito. Em outras palavras, o estresse causa boca seca porque ajuda a diminuir o fluxo de saliva.

Como isso acontece? A desidratação e a respiração pela boca contribuem para a boca seca e, em situações de estresse, você pode estar preocupado demais e não comer, beber ou respirar adequadamente. É por isso que a boca seca pode ocorrer quando, por exemplo, você estiver em uma entrevista de emprego ou um primeiro encontro.

Reduza o estresse e elimine o mau hálito

A melhor estratégia para a boca seca é reduzir seu nível de estresse – isso é mais fácil do que parece. Quando você se sentir mais calmo, a boca seca pode diminuir por conta própria. Respirar profundamente pelo nariz é uma maneira simples de se acalmar. Tente não respirar muito rápido, mas sim inspirar e expirar em um ritmo lento e uniforme.

Outra estratégia é beber água mesmo se não estiver com sede. Quando você hidrata o seu corpo, você também está hidratando a sua boca, permitindo mais saliva na boca removendo possíveis bactérias. Evite consumir álcool, café ou chá, pois essas bebidas desidratam. Além disso, você pode convocar um amigo para obter um apoio extra. Uma simples mensagem de texto pode aliviar suas preocupações e fazê-lo sorrir, ajudando a manter o seu hálito fresco.

Aumente o fluxo de saliva e reduza o desconforto da boca seca

Existem inúmeras dicas rápidas para aumentar o fluxo natural de saliva, além de beber água. Mascar chiclete sem açúcar aumentará a produção de saliva, mas lembre-se de descartar o chiclete antes de entrar em uma reunião importante ou outro ambiente formal!

O suco de limão também estimula as glândulas salivares, por isso, pedir limão na sua água é uma boa pedida em um jantar. Pastilhas de xilitol sem açúcar também ajudam a estimular a produção de saliva e evitar cáries. Lembre-se de escovar os dentes com creme dental com flúor antes e depois do evento.

E se você precisa eliminar o mau hálito no longo prazo, comece cuidando da sua saúde bucal diária. A melhor maneira de prevenir a boca seca e, consequentemente, o mau hálito é adotar uma rotina diária de higiene bucal. Pequenas mudanças nesses hábitos podem tornar seus encontros mais divertidos. O Colgate® 2 em1 – creme dental e enxaguante bucal, por exemplo, permite hálito fresco imediato.

Se você tiver uma rotina diária de higiene bucal adequada, a probabilidade de ter mau hálito será bem menor.

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre tópicos gerais da saúde bucal, e não substitui as recomendações, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista qualificado se tiver dúvidas sobre a sua condição médica ou o seu tratamento.