Alimentos que são amigos dos dentes

Alimentos que são amigos dos dentes (Foto: iStock)

Descubra o que comer para garantir um sorriso nota 10

Todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada oferece vários benefícios para o nosso corpo: ela favorece o bom funcionamento do intestino, ativa as conexões cerebrais, faz o coração trabalhar no ritmo certo… O que muita gente não imagina é que uma dieta saudável também atua na formação dos dentes e ajuda a mantê-los fortes e bonitos. Isso mesmo: para desfilar por aí com um sorriso perfeito, não basta realizar uma limpeza completa na boca ao menos três vezes por dia. Além de investir em um kit composto de escova, creme e fio dental, é preciso ficar de olho nos alimentos que você coloca no prato.

Aposte no cálcio e no magnésio
Itens ricos em cálcio são essenciais para a formação dos dentes e para deixá-los sempre fortes. Portanto, inclua no cardápio leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), folhas verde-escuras (espinafre, rúcula, couve, agrião), sementes (gergelim, linhaça) e peixes – sobretudo a sardinha e o salmão. Os alimentos que fornecem magnésio também agem no fortalecimento dos dentes – aposte nas oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, amêndoa) e nas leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha).

Fibras ajudam na higiene bucal e na produção de saliva
Outro grupo que merece espaço na sua dieta é o dos itens com uma grande quantidade de fibras. Sim, eles auxiliam na higiene bucal porque exigem um esforço extra na hora da mastigação. O que acontece é que, durante esse processo, o atrito do alimento com os dentes ajuda a remover os vestígios de comida que ficam no meio deles, evitando a formação da placa bacteriana e, consequentemente, o surgimento de doenças – cárie e gengivite, por exemplo. Como se não bastasse, a produção de saliva é estimulada, o que também colabora para uma faxina eficiente. Garanta esses benefícios aumentando a consumo de frutas (principalmente maçã e pera, mais durinhas), oleaginosas, legumes crus (cenoura, pepino, rabanete), pães e cereais integrais.

Vitamina C: a riqueza indispensável das frutas
Também não podem ficar de fora do seu menu alimentos ricos em vitamina C – goiaba, laranja, tomate, morango… Além de participar da fabricação do colágeno – um dos elementos que constitui as gengivas –, o nutriente afasta o risco de sangramento na região. O morango ainda traz outra vantagem: possui ácido málico, capaz de eliminar manchas nos dentes. Mas atenção: como esses itens elevam a acidez da boca e, por isso, desgastam o esmalte, faça um bochecho com água após ingeri-los e espere cerca de 30 minutos para iniciar a escovação.

Cebola? Chá verde? O sorriso agradece
Por último, vale ressaltar mais dois aliados do sorriso impecável: a cebola (consumida crua) e o chá verde. Enquanto o vegetal combate as bactérias que gostam de se instalar na boca, a bebida carrega flúor, que protege os dentes das cáries, e tem ação antioxidante, o que previne doenças periodontais.

Fonte: Este conteúdo é de propriedade intelectual do MSN/Yahoo/Oath e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.